sábado, 7 de abril de 2012

Alimentos, Saúde e os vermes...

   Você come fora com frequência e confia plenamente nos estabelecimentos onde faz suas refeições? Por acaso você é daquelas que chega em casa correndo e nem dá tempo de lavar bem os alimentos crus, tipo frutas e legumes antes de comê-los? Lava as mãos com frequência antes de manipular os alimentos? E depois que pega dinheiro, usa o banheiro, ou depois de mexer nos bichinhos de estimação quando chega em casa?
   Bem, eu sou aquela que advoga com paixão a alimentação ORGÂNICA, e defendo o que precisar para que este movimento entre em cena o mais rápido possível. No entanto, sei que precisamos lidar com os alimentos crus de maneira muiiito correta.

   Na semana passada resolvi estudar mais a fundo estas questões de manipulação de alimentos e então fui lá pro SENAC me certificar do programa PAS. Well, adorei!! 18 horas depois, percebi o quanto aquelas informações eram importantes (para todos nós - inclusive para as CRIANÇAS!!!). Isso mesmo, crianças.
   Este é um programa requisitado pela Vigilância Sanitária para todos aqueles que lidam, manipulam, trabalham com alimentos. No entanto, percebi que algo importante assim TEM QUE SER incluído nos currículos escolares da rede pública e privada, ao lado do meu programa sobre CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALIMENTOS E NOSSA SAÚDE. Estas informações valiosíssimas com certeza poderiam evitar inúmeros problemas do nosso dia-a-dia.
   Aprendi um monte; foi bacana com certeza, mas um dos debates em sala que mais me chamou atenção foi sobre os vermes e vermífugos. Confesso que fiquei encucada; veja porque:

   Parece que TODOS nós estamos à mercê desses bichinhos chamados vermes ou helmitos, simplesmente por estarmos comendo frutas e verduras cruas não bem lavadas, ou com as mãozinhas não totalmente limpas. Estes vermes podem ser redondos como as lombrigas, chatos como as fascíolas, minúsculos como os rotíferos ou super grandes como as tênias...uiiii! Somos um hotel de luxo para estes parasitos que ficam bem à vontade lá dentro de nossa barriguinha - seja ela caída ou tanquinho...

   A verminose é uma parasitose intestinal causada por vermes que se instalam em nosso organismo e dificultam a absorção dos nutrientes ingeridos. Os sintomas mais conhecidos que os verminhos causam são: fraqueza, canseira, anemia, dores de barriga, mas muitas vezes podem nem apresentar sintomas...imagine!?

   Aí percebi que nem só as crianças estão suscetíveis a pegar vermes; nós gente grande também! Fiquei sabendo que devemos tomar vermífugos a cada 6 meses...será um exagero?? Não sei, mas já fui me informar sobre como tomar o medicamento correto - através de um médico - não somente para mim, mas para toda minha família. Acho que vale a pena dar uma checada você também..

Olha que interessanteLi no blog da Marcela - de onde tirei parte deste texto - que a sabedoria das luas em relação aos vermes pode ser relevante...é bom fazer exames nas luas cheias e crescentes porque é quando há mais ovos e cistos, e tratar nas luas minguantes e novas quando os bichos estão mais fracos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário