sábado, 14 de abril de 2012

PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS

   Acabei de fazer uma apresentação para um grupo de funcionários em um restaurante sobre este tema. Nada mais oportuno do que explicar para este pessoal do que o assunto se trata, já que lidam e trabalham com o alimento! Os nomes são estranhos, fizeram muitas perguntas, mas no final saíram de lá com lago a mais para pensarem: alguns fatos sobre a sabedoria de ter uma BOA saúde! 
   
   Dentro da Ciência da Nutrição, sempre há novidades sobre a alimentação. Felizmente, cada vez mais se descobrem alimentos que desempenham funções benéficas ao organismo humano, como prevenção de doenças, proteção de órgãos e tecidos, manutenção das reações básicas, equilíbrio emocional e psíquico já que a nutrição aquedada e saudável é sinônimo de BEM-ESTAR INTEGRAL.
   

   Esses alimentos ESSENCIAIS à nossa saúde, são chamados alimentos funcionais - nome dado aos alimentos nutracêuticos, ou seja, aos alimentos que, a milhares de anos formam a base da Saúde humana e que, nos últimos 50 anos, haviam sido esquecidos ou neglicenciados, graças à industrialização dos alimentos. Por isso, a ciência da Nutrição resolveu renomeá-los, com o intuito de dar outra face a esses poderosos agentes da cura, e que mais do que nunca, necessitamos.

   De acordo com a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - propriedade funcional é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.

   Os alimentos prebióticos são alguns tipos de fibras alimentares, ou seja, carboidratos não digeríveis pelo nosso corpo. Isto é, possuem uma configuração molecular que os torna resistentes à ação de enzimas. Também são encontrados em cápsulas, nas farmácias como suplemento alimentar de microorganismos vivos. Eu até brinquei com o pessoal enquanto fazia minha apresentação, dizendo a eles sobre como nossas fezes podem determinar a saúde dos intestinos - comeu fibras o suficiente, nutrientes, alimentos saudáveis? Vai boiar. Comeu errado, não colocou fibras o suficiente? Vai afundar!
   
   Caso você não saiba, as fibra possui as seguintes funções: 
  • Ajuda na manutenção da flora intestinal;
  • Estimula O trânsito intestinal;
  • Contribui com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarréia e a constipação intestinal por alterarem a microflora colônica por uma microflora saudável;
  • Colabora para que somente seja absorvido pelo intestino as substâncias necessárias eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue;
  • Possui efeito bifidogênico, isto é, estimulam o crescimento das bifidobactérias. Essas bactérias suprimem a atividade de outras bactérias que são putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas.

  •    Exemplos de prebióticos são: frutoologosacarídeos (FOS) e a inulina. Os FOS são obtidos a partir da hidrólise da inulina. Os frutooligosacarídeos estão presentes em alimentos de origem vegetal, como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, chicória, trigo, mel e cerveja. A inulina é um polímero de glicose extraído principalmente da raiz da chicória. Ela se encontra também em alho, cebola, aspargos e alcachofra. A inulina extraída da chicória é produzida comercialmente e pode ser consumida por diabéticos como substituto do açúcar por conter de 1 a 2 kcal/g. 

       Os probióticos são outro tipo de alimentos considerados funcionais. São microorganismos que, quando ingeridos, exercem efeitos benéficos para a saúde. Esses organismos são adicionados aos alimentos, como os iogurtes, leites fermentados, por exemplo, ou como mencionei, podem ser encontrados em farmácias em forma de cápsulas.

       As mais conhecidas bactérias que exercem essa função são as Bifidobacterium e Lactobacillus, em especial Lactobacillus acidophillus. Elas agem produzindo compostos como as citoquinas e o ácido butírico que são antimicrobianos e antibacterianos, ou seja, favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e microorganismos indesejáveis. Outra maneira de proteger a mucosa intestinal é metabolizar as fibras presentes e transformá-las em ácidos. 

       Dessa forma, no meio ácido há uma diminuição na concentração de bactérias patogênicas e putrefativas, que provocam doenças e gases. Outras funções: 

  • Os probióticos aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos porque há um aumento dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos. Absorção acrescida de cálcio e ferro;
  • Fortalecimento do sistema imunológico, através de uma maior produção de células protetoras e,
  • Particular importância para os indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose.

  •    A manutenção do equilíbrio da flora intestinal é muito importante para o nosso organismo e para a nossa saúde mental! Dessa maneira, a alimentação assume papel influente através da ingestão de alimentos que proporcionem o desenvolvimento no intestino de bactérias saudáveis. 

    Os prebióticos e probióticos têm esta função e o consumo destes alimentos deve ser estimulado. No entanto, é importante saber que uma vida saudável está relacionada não somente com os alimentos que são ingeridos, mas também com o estilo de vida, a hereditariedade, influência do meio ambiente e atividade física. Assim, é fundamental perceber que uma boa saúde não depende somente de alimentos funcionais e sim de vários fatores que juntos proporcionam uma vida saudável.  
    (texto baseado na matéria do cyberdiet.terra.com.br 


    Ana Rita Cohen - www.saudegourmet.com.br 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário